Planejamento é o x da questão para que o problema seja por definitivo resolvido, é o primeiro pensamento a se fazer seja em um plano emergencial ou um plano a longo prazo; Eu apoio a ideia de que ao se fazer um plano emergencial é necessário fazer ao mesmo tempo o plano a longo prazo para que seja uma continuação do trabalho inicial.
O que é necessário há um planejamento ? pensei, pensei , e com certeza e a pergunta de qualquer mulher que deseja que sua contabilidade domestica seja equilibrada; Sim a Contabilidade Domestica e não Economia Domestica, a Contabilidade Domestica é pra se ter o controle e não só entender as informações como no caso de economia Domestica.
Seu planejamento necessita de uma planilha, para isso temos o Famoso Excel, sim ele mesmo, aprenda a mexer, querendo ou não ele é útil muito útil, tão útil que ele passa a ser obrigatório, nada de cadernos cadernos ocupam espaço e no final sempre acaba confuso.
Então nessa planilha temos:
1º passo: iniciar colocando sua renda por completa, essa renda totaliza ao somar salários, alugueis a receber, aposentadorias, rendimentos informais, tudo que entra em dinheiro pra você.
2º passo: desse valor total de renda , temos que tirar 20% para a poupança, é necessário para futuras emergências .
3º passo: apenas 5% da renda total deve ser destinado a lazer e diversão.
4º passo: o restante pode ser usado para usado para pagar as contas, sendo primeiro a pagar as contas fixas, passando a pagar contas que contam juros que quando pagas apos o vencimento e por ultimo as negociáveis ou com pagamento minimo ( cartões de credito).
No momento de crise é importante dizer ao que é necessário evitar as compras e o uso do cartão de credito.
E a reserva na poupança sempre tem que ter um propósito a realizar para ajudar a poupar principalmente aqueles que não conseguem visualizar o dinheiro parado na conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário